NOSSA HISTÓRIA


A Congregação das Irmãs de São José teve início no final do século XIX, na cidade de Lvóv (hoje Ucrânia).

Esse período foi marcado pela intensa atividade Pastoral e Caritativa do Pe. Sigismundo Gorazdowski (1845-1920). Ele foi um sacerdote muito dedicado, que sabia compreender os sinais do tempo e responder com prontidão, generosidade e criatividade às novas necessidades.

Ele foi o responsável pela criação de inúmeras obras de misericórdia em favor das pessoas pobres e necessitadas de Lvóv. Haurindo forças do exemplo desse incansável sacerdote, algumas mulheres que o ajudavam, demonstraram o desejo de se consagrar a Deus e pediram-lhe ajuda.

Em 17 de fevereiro de 1884, após algum tempo de formação passado na clausura das Irmãs Franciscanas do Santíssimo Sacramento, aconteceu a solenidade de vestidura das primeiras cinco Irmãs da Congregação das Irmãs da Caridade de São José. Esse fato marca o início da existência da Congregação. A primeira superiora Geral foi a Ir. Salomea Danek, co-fundadora da Congregação.

As Irmãs realizavam sua consagração dedicando-se às obras iniciadas pelo Pe. Sigismundo Gorazdowski, fundador da Congregação. É digno de lembrança todo o esforço empreendido por elas nas difíceis condições em que viviam. Para ajudar a manter algumas obras, ficou conhecida a saída das Irmãs com uma carroça sendo puxada por um burrinho, onde elas recolhiam as doações dos moradores.

As irmãs estiveram à frente da Casa do Trabalho, da Cozinha Popular, do Instituto São José para incuráveis e convalescentes, do Internato São Josafá para estudantes, do Instituto Menino Jesus para mães solteiras e com o passar do tempo foram assumindo outros locais de trabalho fora dos limites de Lvóv, sendo sempre conduzidas pelo amor ao próximo.

A situação ficou muito difícil durante os anos da Segunda Guerra Mudial. Das 45 obras que a Congregação possuía, restaram apenas 11, em condições muito precárias.

A vida heróica das nossas primeiras Irmãs foi marcada, não somente pelo desinteressado serviço as pessoas que estavam sob seus cuidados, nas obras, mas também pela corajosa postura assumida durante os anos da Guerra.

Sem fazer distinção entre pessoas, elas atendiam aos feridos, salvando vidas nos hospitais tanto de judeus como de russos. Organizaram também nos orfanatos ajuda para as crianças e para suas mães, que sofriam com a fome e com as doenças.

Em 1946 com a nova delimitação dos territórios, a Congregação teve que deixar sua Casa-Mãe e todas as obras que possuía. As mudanças político-sociais na Polônia pós-guerra restringiu em grande grau a realização das atividades próprias do seu carisma.

Nos anos 60 muitas irmãs foram retiradas do trabalho nos hospitais, creches, asilos e orfanatos. As Irmãs então se dedicaram ao cuidados de crianças física e psiquicamente deficientes, em hospitais psquiátricos, e se dedicaram de forma intensa aos trabalhos paroquiais e catequéticos.

Em 1973 as Irmãs de São José abriram sua primeira comunidade fora do território polonês, na Itália. Em 1975 sua primeira comunidade missionária, no Congo e em 1983, no Brasil.

As mudanças ocorridas no país depois de 1989 permitiram que as Irmãs voltassem às atividades próprias do carisma e em 1991 as Irmãs voltaram ao trabalho na Ucrânia.

Atualmente a Congregação conta com aproximadamente 500 irmãs. São duas províncias na Polônia (Tarnów e Wroclaw), e três Delegações (Ucraniana, Africana e Brasileira).

A Congregação das Irmãs de São José está presente em dez países:

Polônia:



 Ucrânia:




Itália:




Congo:




Brasil:





França:




Alemanha:




Camarões:





República Democrática do Congo:






Gabão:








Chegada das Irmãs no Brasil
Em 1984, no ano jubilar do 100º ano de existência da Congregação das Irmãs de São José, começamos um novo trabalho missionário no Brasil.

No dia 7 de dezembro 1983 quatro Irmãs: ir. Severina Wiejaczka, ir. Arcádia Wazna, ir. Ilona Kolton e ir. Inviolata Lesniak, missionárias Josefitas enviadas pela Madre Stefania Jaworska receberam a bênção do Papa João Paulo II navegaram de Genova - Itália, para, após 14 dias, chegarem ao Brasil dando início a uma nova página da história da Congregação.


 




 O Pe. Vicente Wrosz, verbita, responsável pela vinda das Irmãs para o Brasil, esperava por elas no porto de Santos e levou-as para Curitiba, onde ficaram hospedadas na casa Provincial das Irmãs da Sagrada Família. Algum tempo depois foram para uma outra comunidade dessa Congregação em Nova Orleans para aprenderem a língua portuguesa.

Também os Padres Marianos deram grande apoio para as nossas primeiras missionárias, especialmente quando ficaram sabendo que o Pe.Vicente havia sido transferido de Rosário para Santa Catarina.
Rosário do Ivaí - PR 

Em 28 de fevereiro de 1984, o Pe.Vicente levou as irmãs para Rosário - PR, onde permaneceram na casa paroquial por algumas semanas, visto que a casa destinada a elas permanecia habitada por uma família. Após a mudança desta família, as irmãs prepararam o ambiente para sua moradia.

O trabalho no hospital foi iniciado pelas ir. Inviolata e ir. Ilona contando sempre com a ajuda do Dr. José, que lhes serviu de grande apoio, cuja paciência, compreensão e relativo conhecimento da língua polonesa, ajudava as irmãs  na difícil adaptação e no serviço do hospital.

O Padre Vicente, apesar de trabalhar longe não deixou as irmãs sozinhas. Graças ao apoio dele, as irmãs conseguiram elevar o hospital a um alto nível, melhorando o seu desempenho em todos os setores.
 Ir. Severina e ir. Arcádia, envolveram-se nos trabalhos paroquiais (catequese, assistência aos pobres e sofredores, cursos de corte e costura, culinária e trabalhos manuais), enfrentando as mesmas dificuldades linguísticas e pastorais. Logo depois a ir. Severina assumiu a administração de todo o hospital.

Em Rosário a situação ficou muito difícil e sem perspectivas para o futuro. Durante a visita da Madre Estefânia Jaworska as irmãs decidiram mudar para Curitiba.



 
Curitiba - PR
No ano de 1988 as irmãs chegaram definitivamente em Curitiba.

Em Curitiba as irmãs trabalhavam nas comunidades como catequistas, no Hospital Pequeno Príncipe e também implantaram a Pastoral da Criança na paróquia São Jorge.



Com o passar do tempo, novas irmãs foram enviadas para o trabalho missionário.

No ano de 1993 teve início o Grupo de Oração de São José em Curitiba, o primeiro no Brasil.

Através do trabalho das Irmãs também na Pastoral Vocacional, surgiu a necessidade de se dedicar às novas vocações que estavam surgindo.

Curitiba tornou-se a sede da Delegação das Irmãs de São José no Brasil. Lá também se encontra a casa de formação das etapas do Postulado e Noviciado.

No dia 26 de novembro de 1997 teve início a construção da Creche Padre Sigismundo Gorazdowski. No dia 26 de junho de 2005, Dom Pedro Fedalto realizou a solenidade da benção da creche e em 13 de fevereiro de 2006 foi a abertura dessa obra. Hoje em dia a creche atende cerca de 100 crianças que, além de toda formação intelectual, humana e espiritual, desenvolvem seus dons através da dança e apresentações artísticas. Crescem e estudam em um ambiente sadio, amoroso, propício à boa formação e desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano. 




As Irmãs além de trabalharem na creche, continuam ainda em sua missão com as famílias carentes, na catequese, pastoral da criança e pastoral da juventude. 




Contenda - PR

Em 1990 as irmãs abriram mais uma comunidade na cidade de Contenda – PR. Durante 12 anos as irmãs trabalharam no Hospital e na creche da Prefeitura. Além da ajuda aos necessitados, visitavam os doentes e colaboravam com as Pastorais da Paróquia.



Organizaram também o Grupo de Oração de São José.

Em dezembro de 2002 esta comunidade foi fechada.

Monção - MA

Em janeiro de 2005 as Irmãs de São José iniciaram sua missão no Nordeste brasileiro, na cidade de Monção – MA, Paróquia São Francisco Xavier.




A Paróquia de Monção está localizada na Baixada Maranhense. É uma região de grandes lagos durante o período do inverno, ou seja, do período chuvoso.

Além da Igreja Matriz no centro da cidade, a paróquia possui duas capelas na região urbana da cidade e cerca de 80 comunidades de interior.

Nessas comunidades durante o tempo das chuvas é possível chegar somente de barco.
As Irmãs realizam sua missão visitando as comunidades do interior com a Catequese e a Pastoral da Criança.

Na Matriz as Irmãs estão engajadas nas diversas Pastorais e Movimentos.

São Luis - MA  - Cidade Olímpica

A comunidade da Cidade Olímpica em São Luis – Ma foi aberta no ano de 2008.
As Irmãs colaboram nas diversas Pastorais paroquiais e no PEO (Projeto de Educação e Orientação) para crianças entre 7 e 10 anos.




 São Luis - MA - Aurora

Em janeiro de 2011 as Irmãs abriram a comunidade da Aurora com o objetivo de ser uma casa de acolhimento para as meninas que fazem seu discernimento vocacional na região Nordeste.




Além das atividades pastorais realizadas pelas irmãs, elas trabalham no IESMA (Instituto de Ensino Superior do Maranhão) e no Instituto Divina Pastora.