ESPIRITUALIDADE


As Irmãs fazem a entrega de si a Deus tendo como modelo Maria Imaculada e os Padroeiros da Congregação: São José, São Francisco de Assis, Santa Isabel da Hungria e São Sigismundo Gorazdowski, fundador da Congregação.
TRAÇO MARIANO DA ESPIRITUALIDADE
A Mãe e a Senhora, e ao mesmo tempo a Mestra e o modelo perfeito de santidade para as irmãs é a Imaculada Virgem Maria. As Irmãs procuram amá-La com amor filial e devotar-Lhe a veneração que lhe dedicavam o Filho de Deus e São José, seu virgem Esposo. 


PADROEIRO PRINCIPAL
O Padroeiro principal e o Pai da Congregação é São José.

A união máxima, depois de Maria, de São José com Cristo, bem como a entrega total da vida e serviço da Sua missão salvífica constituempara as irmãs o modelo e o ideal da consagração vivenciada. 






Para as Irmãs São José é :

- MODELO DE FÉ PROFUNDA
- MODELO DE SERVIÇO COM EXCEPCIONAL PRONTIDÃO À DISPOSIÇÃO DOS DESÍGNIOS DE DEUS .
- MODELO DO TRABALHO EXECUTADO POR AMOR
- A SAGRADA FAMILIA É PARA AS IRMÃS UM EXEMPLO DE COMUNIDADE

                                TRAÇO FRANCISCANO DA ESPIRITUALIDADE

Mestre, modelo e padroeiro da Congregação é igualmente São Francisco de Assis, que ensina às Irmãs:

- o amor seráfico que assemelha a Cristo crucificado, animado pela contemplação dos mistérios da Encarnação, da Cruz, da Eucaristia;
- o total esquecimento de si próprio e a renúncia decidida a tudo por Cristo;
- a fraternidade com todas as pessoas e a união alegre com o mundo todo.

A exemplo de São Francisco, devem olhar para o mundo com o olhar da fé, descobrindo nele os vestígios da sabedoria, do poder, da bondade de Deus. Devem cultivar a alegria, que é um fruto do Espírito Santo, fortalecendo-a pela contemplação da obra da criação, da redenção, pela esperança na participação da felicidade eterna. 






PADROEIROS DAS OBRAS DA CARIDADE

Um exemplo de generoso e desinteressado serviço em favor das pessoas que sofrem é para as irmãs Santa Isabel da Hungria, e sobretudo o Pe. Sigismundo Gorazdowski, Fundador da Congregação. O exemplo do seu serviço humilde, paciente e cheio de amor em favor dos pobres, dos doentes, deve estimular as irmãs ao fortalecimento do espírito, à dedicação e à generosidade diante dos necessitados. 
 




















 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -